O que é disciplina?

A disciplina é a capacidade de se manter focado nas tarefas necessárias para concretização de uma meta sem se desviar e sem perder a motivação. Mais um item essencial no quebra cabeças da excelência pessoal, pois tanto o foco quanto a dedicação estruturada e contínua são essenciais para que um desempenho excepcional seja atingido.

A pessoa que apresenta um desempenho contrário à excelência, ou seja, uma performance medíocre, falha justamente ao não manter a continuidade em seus esforços e perder o foco com muita facilidade. A disciplina é uma das qualidades mais difíceis de serem desenvolvidas, principalmente porque vivemos num mundo tão cheio de estímulos, tão cheio de possibilidades e oportunidades que é muito fácil se dispersar e perder o foco. Outro problema que encontramos diariamente em nossas vidas tão cheias de estímulos é a porta aberta para a perda de tempo. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo, se dedicar às mais variadas atividades inúteis que não têm ligação alguma com as metas almejadas e também as famigeradas atividades “passatempo” que o povão tanto adora (por que alguém faria qualquer coisa para “passar” o tempo?!).

Um dos segredos da disciplina é que ela requer sistemas organizados para funcionar adequadamente e se sustentar frente aos estímulos dispersantes e desafios desmotivadores. Sistemas organizados são simples procedimentos pré-programados, rotinas específicas. Num exemplo bem simples que provavelmente ocorre com muita gente, a simples falta de uma rotina para lidar com correspondências assim como locais pré-definidos para guardar cada tipo de pendência, leva ao caos com cartas e tudo o mais que chega às suas mãos. Tudo com o que a pessoa não pode lidar na hora, ela tem o hábito de colocar numa gaveta ou pasta e com o passar o tempo, a gaveta ou local onde as correspondências (ou papelada em geral) não urgentes vão parar está repleta e a pessoa não tem mais ânimo de revisar todo o seu conteúdo e analisar a importância ou relevância de cada item. Hoje em dia, isso acontece muito na caixa de entrada em contas de e-mail de pessoas que não têm sistemas pré-definidos para lidar com os e-mails que chegam.

A disciplina, no entanto, assim como muitos dos outros princípios da excelência pessoal, só funciona bem em conjunto com os demais, pois sozinha ela pode transformar a pessoa num robozinho que faz tudo de forma muito correta e organizada, mas não está se direcionando a lugar algum na vida, nem preza a excelência em suas ações, apenas o mínimo necessário para manter a ordem.

A disciplina é apenas uma ferramenta e, como tal, pode ser usada para fazer coisas certas ou coisas erradas. O benefício da disciplina só é aproveitado quando há objetivos definidos em cima de um propósito firme e existe uma motivação genuína para conquistá-los. Nesse caso, a disciplina vem para estruturar as atividades e extrair maior excelência no desempenho.

Gostou deste artigo?

Cadastre-se para receber mais artigos como este. Você também receberá gratuitamente o link para download do e-book "Os Princípios da Excelência Pessoal" de Fran Christy:

37 comentários: leia abaixo ou deixe o seu

Comentários

  1. flavia

    O desenho num tem absolutamenteee nadaaa a verr com oo contexto do texto !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Faloowww mais taa bom neh fazer o que !!!!!!! Ajudooo BGd*—*

  2. Carlão

    Acho que vocês dois aí em cima não estão fazendo a conexão correta da foto com o texto… pois na real, tem tudo a ver!

    O texto fala de disciplina! Pô! Não é preciso ter disciplina para fazer exercícios físicos e ficar sarado com esse cara na foto?

    Que tipo de foto vocês escolheriam para um artigo sobre disciplina? Não seria a foto de alguém fazendo alguma coisa difícil, que exige disciplina?

    Pensem um pouco antes de responder, pô!

Deixe seu comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *