O que é disciplina?

A disciplina é a capacidade de se manter focado nas tarefas necessárias para concretização de uma meta sem se desviar e sem perder a motivação. Mais um item essencial no quebra cabeças da excelência pessoal, pois tanto o foco quanto a dedicação estruturada e contínua são essenciais para que um desempenho excepcional seja atingido. A […]

Receba em seu e-mail artigos como esse e ganhe o download do livro "Os Princípios da Excelência Pessoal":
 



626

A disciplina é a capacidade de se manter focado nas tarefas necessárias para concretização de uma meta sem se desviar e sem perder a motivação. Mais um item essencial no quebra cabeças da excelência pessoal, pois tanto o foco quanto a dedicação estruturada e contínua são essenciais para que um desempenho excepcional seja atingido.

A pessoa que apresenta um desempenho contrário à excelência, ou seja, uma performance medíocre, falha justamente ao não manter a continuidade em seus esforços e perder o foco com muita facilidade. A disciplina é uma das qualidades mais difíceis de serem desenvolvidas, principalmente porque vivemos num mundo tão cheio de estímulos, tão cheio de possibilidades e oportunidades que é muito fácil se dispersar e perder o foco. Outro problema que encontramos diariamente em nossas vidas tão cheias de estímulos é a porta aberta para a perda de tempo. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo, se dedicar às mais variadas atividades inúteis que não têm ligação alguma com as metas almejadas e também as famigeradas atividades “passatempo” que o povão tanto adora (por que alguém faria qualquer coisa para “passar” o tempo?!).

Um dos segredos da disciplina é que ela requer sistemas organizados para funcionar adequadamente e se sustentar frente aos estímulos dispersantes e desafios desmotivadores. Sistemas organizados são simples procedimentos pré-programados, rotinas específicas. Num exemplo bem simples que provavelmente ocorre com muita gente, a simples falta de uma rotina para lidar com correspondências assim como locais pré-definidos para guardar cada tipo de pendência, leva ao caos com cartas e tudo o mais que chega às suas mãos. Tudo com o que a pessoa não pode lidar na hora, ela tem o hábito de colocar numa gaveta ou pasta e com o passar o tempo, a gaveta ou local onde as correspondências (ou papelada em geral) não urgentes vão parar está repleta e a pessoa não tem mais ânimo de revisar todo o seu conteúdo e analisar a importância ou relevância de cada item. Hoje em dia, isso acontece muito na caixa de entrada em contas de e-mail de pessoas que não têm sistemas pré-definidos para lidar com os e-mails que chegam.

A disciplina, no entanto, assim como muitos dos outros princípios da excelência pessoal, só funciona bem em conjunto com os demais, pois sozinha ela pode transformar a pessoa num robozinho que faz tudo de forma muito correta e organizada, mas não está se direcionando a lugar algum na vida, nem preza a excelência em suas ações, apenas o mínimo necessário para manter a ordem.

A disciplina é apenas uma ferramenta e, como tal, pode ser usada para fazer coisas certas ou coisas erradas. O benefício da disciplina só é aproveitado quando há objetivos definidos em cima de um propósito firme e existe uma motivação genuína para conquistá-los. Nesse caso, a disciplina vem para estruturar as atividades e extrair maior excelência no desempenho.

Fran Christy é formada em administração de empresas com especialização em planejamento estratégico. Fran vive em Seattle, EUA, é fundadora do Excellence Studio e escreve sobre desenvolvimento pessoal, produtividade e estratégias de vida. Fran Christy é autora dos livros Planejamento Estratégico Pessoal, Manual de Definição de Metas, Manual de Administração do Tempo e Um Sentido para a Vida Website pessoal da autora: http://www.vivendointensamente.com.br Google +

Autor: | Arquivado em: Disciplina | Tradução & Edição: Lumos Traduções

Tags:


Comentários

20 Comentários para o artigo “O que é disciplina?”
  1. rafaela says:

    muito bom mas o desenho não tem nada a ver

  2. flavia says:

    O desenho num tem absolutamenteee nadaaa a verr com oo contexto do texto !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Faloowww mais taa bom neh fazer o que !!!!!!! Ajudooo BGd*—*

  3. Carlão says:

    Acho que vocês dois aí em cima não estão fazendo a conexão correta da foto com o texto… pois na real, tem tudo a ver!

    O texto fala de disciplina! Pô! Não é preciso ter disciplina para fazer exercícios físicos e ficar sarado com esse cara na foto?

    Que tipo de foto vocês escolheriam para um artigo sobre disciplina? Não seria a foto de alguém fazendo alguma coisa difícil, que exige disciplina?

    Pensem um pouco antes de responder, pô!

  4. cristina oliveira says:

    bom gostei do texto

  5. JOSY says:

    TEM TUDO AVER VOCES ESTAO DE PARABENS

  6. Fabiano Galhardo says:

    Excelente artigo gostei sites assim deveriam ser mais divulgados.

  7. evellym maximo says:

    me ajudou no dever de casa mito criativo sua foto artigo nota 10

Entre na conversa!

Deixe aqui sua opinião.


Current day month ye@r *