O que é determinação?

Nesse artigo, Fran Christy explica de uma forma clara e compreensível o que é determinação e o que é preciso para ser determinado, dando início à sequência de artigos sobre determinação.

Receba em seu e-mail artigos como esse e ganhe o download do livro "Os Princípios da Excelência Pessoal":
 



217

Determinação é a certeza íntima de direcionamento. Ser determinado é ter metas claras e definidas e uma convicção plena de que irá alcançá-las. A pessoa determinada possui uma vontade inquebrantável de atingir seus objetivos e tira sua motivação dessa fonte inesgotável de energia.

Determinação não é esperança ou vontade desejosa. Dizer que sua meta é ser feliz ou ser um sucesso não representa determinação de fato, somente ingenuidade quanto aos próprios propósitos pessoais e mecanismos da vida. Quem não tem metas não pode ser determinado, pois a determinação vem justamente do impulso para atingir algo definido e claro. Esperança é uma vontade fraca, uma vontade passiva de quem apenas espera, mas não age em prol do que quer. Ideais e clichês como ser feliz e ser um sucesso também não representam metas, pois são apenas desejos normais, além de não serem claros, definidos ou mensuráveis.

Para ser determinado, portanto, é necessário definir metas muito objetivas e claras de forma que elas possam ser explicadas em detalhes e mensuradas, de preferência, quantitativamente. Depois das metas vem a força interior e a certeza de que o que se deseja será alcançado. Essas duas coisas juntas formam a determinação. Metas sem força e certeza jamais são concretizadas; força sem metas é apenas intenção, esperança.

Fran Christy é formada em administração de empresas com especialização em planejamento estratégico. Fran vive em Seattle, EUA, é fundadora do Excellence Studio e escreve sobre desenvolvimento pessoal, produtividade e estratégias de vida. Fran Christy é autora dos livros Planejamento Estratégico Pessoal, Manual de Definição de Metas, Manual de Administração do Tempo e Um Sentido para a Vida Website pessoal da autora: http://www.vivendointensamente.com.br Google +


Comentários

10 Comentários para o artigo “O que é determinação?”
  1. Fathy:

    Olá Christy,
    Muito pontual o tema… tenho procurado essa
    determinação e ao ler seu maravilhoso texto,
    passarei a ter uma nova leitura do tema para
    minha vida…
    Obrigada! E Parabéns!

  2. J.L.Jr.:

    Oi Christy,

    Há tempo tenho buscado na internet temas como os que você e sua equipe tem publicado. Acredito que estou em constante mudança em meus pensamentos, por isso tenho procurado melhorar minha maneira de viver e enxergar as coisas. Sempre que leio seus artigos encontro algo que me impulsiona nessa busca da excelência. Sei que ainda preciso melhorar muito no que diz respeito a definir metas e concretizá-las, mas com certeza com bastante esforço e foco conseguirei!!

    Abraços

  3. gabriel luíz vedovato:

    muito,muito obrigado mesmo
    com sua ajuda consegui terminar meu trabalho e levar uma liçao para o resto da vida

  4. josi:

    adoro ler os textos deste site mas infelizmente leio e leio e leio …. e tento mas não vejo saída. me falta motivação,força de vontade, CORAGEM !!!!!!!

    • Aline:

      Oi Josi, tudo bem?

      Bom sei que isso não é fácil, mais essa motivação essa coragem e força de vontade, você vai encontrar dentro de si própria basta apenas acreditar em você!

      Espero que tenha ajudado!

      Abs Aline *

  5. julia:

    nossa gostei po demais.

  6. Aline:

    Oi Chris

    Nossa amei teu texto simplesmente maravilhoso, como suspeitava, sou Determinada! *-*

  7. DJON:

    Fran,
    Muito bom! Texto motivador que desperta pra este fator tão importante na busca dos objetivos.
    Abs

    • diogo:

      dizer que esperança é uma coisa “fraca” é um besterou de quem não entende sobre o coração e psique, e quem disse a esperança não tem metas se não tiver não é esperança,
      o demais muito bom.

  8. Ederson C. Peruzzolo:

    Gostei muito do tema,
    vai me ajudar no Curso de Oratoria que tenho que fazer,
    pois escolhi este tema para apresentar, e foi de encontro com o que estava procurando

Entre na conversa!

Deixe aqui sua opinião.


Current day month ye@r *